segunda-feira, 17 de maio de 2010

Final de semana

Bolo de Aniversario, beijinho, brigadeiro! Esse final de semana foi muito legal, nos reunimos na beira do Tenryu Gawa, bem do ladinho do parque do Dragão...aniversário duplo! A criançada brincou no parque, correu pra lá e pra cá, as mamães batendo papo, e a hora foi passando.... até que chegou a tarde, levantamos acampamento e nos despedimos já com saudade e gosto de quero mais! A foto dos bolinhos eu fico devendo mas vou pedir pra dona da festa e coloco aqui pra voces!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Saudades de que...

Todo dia bate aquela saudade gostosa do Brasil, e são inúmeras, que fica até dificil descrever... dá saudades daquela chuvinha de final de tarde e daquele mormaço dos dias de verão, de ir na *venda* e comprar um refrigereco ( isso mesmo, aqueles sem marca conhecida e nomes misturados), de ver aquela criançada brincando na rua, jogando queimada ou amontoados bolando uma travessura...e ainda tem o lado gastronomico : feijoada, lasanha, churrasco, docinhos, e frutas, muitas frutas tropicais a preços convidativos...não que aqui no Japão não tenha algumas dessas coisas que podemos comprar em lojas brasileiras, ou importadas no mercado, mas indefinidamente, não tem o mesmo sabor...talvez porque não degustamos junto com a familia, mãe, sogra, pai, madrasta, filhos, e agora genros, irmãos de sangue, irmãos de coração, vizinhos, amigos de infância, recém-amigos...TUDO, e todos fazem falta...Faz falta sair na rua e ouvir a lingua materna e entender tudo, faz falta ter alguém ali, se preocupando com voce, ou mesmo compartilhando momentos bons e alguns ruins também, porque isso alimenta o coracão...a solidariedade. Meu Brasil é um País de pessoas alegres, solidárias, e só precisa de um olhar mais atento da sociedade e do governo para a educação e a cultura para que ele seja cada vez melhor.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Bicicletas no Japão

Quem usa bicicleta no Japão, além de se exercitar e contribuir para o meio ambiente, ainda economiza no combustível e não encontra dificuldade para estacionar. No Japão, a partir de Junho de 2008, novas regras impostas por lei, determinam o uso correto da bicicleta:
* Andar com farol apagado a noite gera multa de 50.000 yenes,
* Probido levar garupa,
* Beber e pedalar: pode ser preso por até 5 anos e multa de 1 milhão,
* Carregar 2 crianças na bicicleta, mesmo que com cadeirinha específica: multa de 20.000 yenes, ( soube que estavam tentando mudar essa cláusula, pois muitas mães que utilizam bicicletas e tem 2 filhos pequenos acabam tendo dificuldade de locomoção),
* Obrigatório uso de capacete para crianças, pedalando sozinhas, ou sentadas na cadeira infantil,
* Probido ouvir musica enquanto pedala
* Proibido usar o celular enquanto pedala
* Proibido usar guarda-chuva enquanto pedala, deverá usar capa de chuva,
* Ciclistas devem andar com a bicicleta no acostamento da rua, porém se o transito estiver perigoso, poderá usar a calçada,
* O trafego nas calçadas será permitido somente em alguns locais, geralmente sinalizado por placas,
* A preferencia é sempre do pedestre.
Nota da blogueira: Pode parecer meio chato ter tantas regras pra se andar de bicicleta, mas é uma maneira de organizar o transito e manter a segurança de todos. As bicicletas são registradas na Prefeitura no ato da compra, preenche-se um documento com os dados do dono da bicicleta. Isso não evita o roubo, mas facilita a polícia localizar o dono caso seja abandonada em algum lugar depois do uso ( alguns roubam para ir mais rapido de um lugar a outro e abandonam a bike depois ).

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sakura


Lindo...um espetáculo de beleza, de curta duração, porém belíssimo... As flores de cerejeira florescem em meados de Abril, quando o frio dá uma trégua e o tempo morno nos avisa que a primavera chegou...Assim que florescem, durante uma ou duas semanas, a paisagem é tomada pela beleza das suas pétalas, famílias, amigos, colegas de trabalho e de escola, turistas, todos se ajeitam com suas cameras, e cestinhas de guloseimas para lanchar sob sua sombra...me sinto mais que parte da paisagem, me sinto a paisagem, como numa pintura...

Nihongo Noryoku Shiken continuacao..

4 meses de férias...muitas novidades , mas desta vez vim falar novamente do teste realizado todos os anos no primeiro domingo do mes de dezembro. Em fevereiro recebi o resultado do Teste de proficiencia nivel 3: Passed!! Fiquei radiante de felicidade... A partir desse ano, mais um nível foi incluido para preencher um ¨buraco¨que faltava...eu explico: até entao o exame tinha 4 niveis, do mais fácil( 4 ) para o mais difícil( 1 ). Atualmente os kanjis ( ideogramas japoneses ) mais usados e ensinados até o final do ensino médio aqui no Japão, se aproximam de 2.000 caracteres, dividos assim:
Nivel 4 : 100 kanjis, ortografia basica e aproximadamente 1000 palavras.
Nivel 3: 300 kanjis, e aproximadamente 2000 palavras.
Nivel 2: 1000 kanjis e aproximadamente 5000 palavras.
Nivel 1: 2000 kanjis e aproximadamente 10000 palavras.

Observem que do nivel 3 para o 2 há uma diferenca muito grande e havia uma dificuldade de passar para o nivel 2, o equivalente ao término do ensino fundamental aqui no Japão, e para isso de 4 niveis, agora existem 5! Isso quer dizer que o antigo 4 passou a nivel 5, o 3 passou a nivel 4 e o novo 3 é um intermediário para o nivel 2 que continua igual . Agora se chamam N5,N4,N3,N2 e N1.
Na minha opinião esse nível intermediário vai ser ótimo, pois pular de 300 para 1000 kanjis é complicado, dificil, e exige muitas horas de estudo e determinação.

Para quem está se preparando para prestar o exame esse ano, Boa Sorte! Eu tentarei novamente, dessa vez o N3.

Ps: não sou expert no assunto, apenas gosto de estudar os kanjis, por toda a sua história e significado. Quem quiser comentar ...おねがいします!