sexta-feira, 25 de junho de 2010

Visita a um lugar muito especial

Ontem eu e minha turma, todos estudantes do curso de Kaigo Fukushi promovido pelo atual governo do Japao, fomos dedicar algumas horas como voluntarios num asilo para idosos perto uns 3 kilometros da nossa escola..o combinado seria que alem de conhecer o local, iriamos ajudar limpando os vidros. No inicio fomos instruidos a nao conversar e nao fazer barulho, para nao incomodar os 70 internos , mas surpresa: os idosos, principalmente as senhoras, adoraram nossa visita! Vinham nos cumprimentar, puxando papo, falando de si mesmas e de como as vezes se sentiam tristes. Tinham um jeito doce de falar macio, olhando diretamente nos nossos olhos, coisa um pouco dificil entre os japoneses. Queriam atencao...carinho...queriam alguem pra conversar, que nao fosse entre eles, nem entre os funcionarios, queriam nos contar suas historias, suas experiencias de vida, seus anseios e tambem suas tristezas...
O tempo passou rapido demais....pra eles e pra nos...
Eu espero que o tempo me ensine a compreender mais a alma humana. Espero entender a tristeza e os momentos de alegria. Quero retribuir o carinho recebido, e quero aprender nesse curso todas as tecnicas que preciso para ser uma otima profissional, para me sentir realizada e feliz, podendo contribuir para a melhora da qualidade de vida deles, estarei melhorando a minha propria..eh reciproco, eh uma troca, e soh tenho a agradecer a Deus..por estar tendo essa oportunidade aqui no Japao, podendo um dia exercer o mesmo trabalho no Brasil,cuidando de idosos tao carentes de amor e atencao quanto de qualquer parte do mundo, assim como todas as pessoas se sentem sos no mundo um dia, em qualquer lugar e momento, e em qualquer idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário