sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Globo Reporter

Foi com imensa curiosidade e euforia que entrei no chat do Globo Reporter hoje pela manha. Quando vivia no Brasil, adorava ver as reportagens na maioria fascinantes e que despertavam o desejo de saber mais sobre o assunto abordado.

O tema de hoje foi o Japao... Que decepcao! Uma visao completamente fora da realidade a do apresentador que passou uma imagem tao controversa em alguns pontos, sobre a realidade japonesa. Uma visao de grande centro, da maior metropole japonesa: Toquio. Sim , porque o Japao nao eh soh Toquio, assim como o Brasil nao eh soh Sao Paulo e Rio de Janeiro! Dizer que Temaki soh existe em restaurantes eh no minimo uma lenda da cabeca do reporter, que soh deve comer Temaki quando vai a restaurante. Dizer que nao se come sushi e sashimi no Japao com regularidade, soh nos restaurantes eh fantasioso! Nos mercados existem pecas de atum, salmao, e uma infinidade de peixes, crustaceos, alem de lulas, polvos para vender e fazer sashimi, alem dos que ja vem fatiados, prontos pro consumo. Alem do que existem os sushy-ya , um restaurante popular, onde se paga por pratinho consumido( menos de 1 dolar o prato), com uma variedade enorme de sushis...( quando ouvi isso tive taquicardia, de tao nervosa ).
Nao deve conhecer grandes supermercados, nem pequenos, nem lojas de conveniencia tao populares no Japao. Dizer que o intervalo do almoco japones eh " slow " eh no minimo mentiroso! Temos hora pra comer! Intervalos de 40/50 minutos no maximo! Muitos comem em pe, ate no Mac Donalds, existem balcoes para se comer em pe! E japoneses tambem tem que cumprir horario, a nao ser reporteres da Globo Internacional, que alem de nao saber aprender a conhecer o Pais onde trabalham, acham que os japoneses gostam dele porque tem cara de ocidental, e nao porque nao eh descendente de Japoneses.
Dizer que um melao chega a custar 400 reais eh no minimo absurda! Um morango por 7 reais, deve custar onde ele provavelmente come as custas de seu empregador. Conheca o mercadinho da esquina e vai encontrar muitas frutas. Sao caras sim, mas nao eh pra tanto. Isso pareceu mais uma das historias do Pinochio. Esclarecendo: Claro que deve existir lugares caros, restaurantes finos, butiques de frutas que vendem a precos exorbitantes, mas mostrar isso como se no Japao em todos os lugares fosse assim...pelo amor de Deus! A fruta que considero absurda de cara aqui no Japao eh a manga rosa. Uma manga por 1.500 yenes, algo em torno de 28 reais. Eu nao compro fruta por esse preco, mas compro melancia, melao, laranja, morango, pessego, uva, banana ( sempre), tangerina, kiwi ( existe um kiwi chamado de gold, que eh delicioso), caqui( aqui, eh igual goiaba no Brasil), maca, pera japonesa ( gosto de pera e formato de maca)... Existem lugares que voce paga pra entrar ( cultivadores de frutas ) e come a vontade. Morango eh uma das opcoes. No periodo em que estao mais gostosas , novembro e dezembro, custa 1.200 yenes a entrada ( algo em torno de 20,22 reais ), e voce come a vontade! O namorado de uma amiga uma vez chegou a contar os cabinhos dos morangos consumidos: 75!!!!!!!!! Imagine se ele pagasse 7 reais cada morango...

Infelizmente, programas de tv, nao sao confiaveis.Nao mostram a realidade. Tudo passa por um processo de maquiagem e quem perde com isso sao os telespectadores.

E as consequencias disso tudo? Passamos anos da nossa vida aqui no Japao, economizando cada tostao pra tentar a vida na nossa terra, no nosso Brasil, e quando chegamos, somos sequestrados, mortos, perseguidos por marginais que de acordo com o que veem na televisao, acham que os descendentes retornam cheios de dolar. Pura ignorancia...e quem eh culpado disso tudo? A falta de educacao no Brasil, os governantes, o povo que nao luta por seus direitos ( nao estou falando de greve, e sim de mais participacao na vida socio-politica do Pais), a popularidade e importancia que a televisao tem nas nossas vidas, a falta de bom senso .Ufa...desabafei.
Ah! E para provar o que estou dizendo, estou saindo pra fazer uma sessao de fotos dos mercados aqui no Japao. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário