segunda-feira, 4 de outubro de 2010

パソコン活用科 

Primeiro dia de aula. Primeiro nos foram apresentados os professores e pessoas ligadas ao curso que contribuem de alguma forma para a realização do mesmo.Depois, nos foram fornecidos (pagos) uniforme, tenis, sandalia para uso interno, e os livros de computação Windows Office 2007, CAD, IT passport ( que eu ainda tenho que descobrir o que significa )e um monte de regras os quais levamos a manhã toda para ouvir a explicação do professor. Teremos aula das 8:50 as 16:10, porém, só seremos liberados depois da limpeza diária do hall de entrada, corredores, escadas e tambem do banheiro feminino, pois de acordo com eles, somos na maioria mulheres, então...enfim, as 16:45 eu já estava a caminho de casa.
No período da tarde tivemos que nos apresentar ( todos ) uns aos outros, aqui isso se chama jikko shokai, e no curso anterior, cada um fez isso pelo menos umas 20 vezes! ( Cada vez que troca o professor, é solicitado que se faça a auto-apresentação ).
Depois das apresentações, tiramos na sorte quem seria o responsável pela turma, pelas atividades recreativas e pela segurança no pátio e arredores, inclusive do estacionamento. Não usar cinto de segurança é passivo de ser chamado a atenção.Tudo isso para estabelecer a ordem no local e também uma forma de promover a interação dos alunos, forçando uma interatividade.
O Japão é um País muito sistemático...tem seus prós e contras. O brasileiro estranha muito quando chega, mas com o tempo acostuma. O legal é ver a organização do local, a limpeza, o cuidado que as pessoas tem com o que é público. Agora...quanto ao curso...gambarimasu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário