terça-feira, 12 de outubro de 2010

Japones?

Eh comum no Brasil, descendentes de japoneses serem chamados ( e considerados ) japoneses, afinal sao filhos de japoneses nativos. Porem, ao chegar aqui no Japao, mesmo com cara de japones, falando ou nao a lingua japonesa, somos brasileiros. Claro..somos brasileiros! Ha uma diferenca entre nascer ou nao aqui no Japao e ser registrado ou nao aqui. Por exemplo: pela Constituicao Brasileira, nasceu em solo brasileiro eh brasileiro.Em caso de estrangeiros, como meu avo que eh japones, deveria ter registrado meu pai no Consulado Japones mais perto, para que meu pai tambem tivesse nacionalidade japonesa, afinal, ele eh filho de japoneses. Como isso nao foi feito, meu pai tem nacionalidade ( kokuseki ) brasileira, mesmo sendo filho de japoneses, e tendo cara de japones, e sendo chamado e considerado japones por todos no Brasil...mas chegando aqui a historia muda. Meu pai eh brasileiro, nissei e eu por ser neta de japoneses sou sansei. O sentimento se confunde porque a gente carrega uma historia, mas chegando aqui, sou apenas mais uma brasileira dos milhares que vieram tentar a vida pelas terrinhas do sol nascente. Aqui, o estrangeiro que nasce em solo japones eh estrangeiro em transito, devendo providenciar visto e passaporte como todo estrangeiro. Eh equivocado dizer que filho de brasileiro que nasceu no Japao eh japones...eh brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário