segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cursos profissionalizantes no Japao

O estrangeiro que queira se matricular num curso profissionalizante oferecido pelas agencias de emprego no Japao ( Hello Work ), devem procurar se informar sobre os cursos disponiveis na agencia de emprego da sua cidade. Existem varios cursos disponiveis dependendo do interesse. Eh preciso estar desempregado e em alguns casos nao estar recebendo qualquer ajuda como seguro desemprego( koyou hoken) ou de sobrevivencia(seikatsu hougou). Em alguns lugares com grande concentracao de brasileiros, como Nagoya por exemplo, existem cursos que dispoem de tradutores. No auge da crise financeira do Japao, muitas cidades disponibilizaram cursos com a presenca de tradutores, porem, em cidades pequenas como a que eu moro, sao raros os cursos que dispoem desse recurso que ajudou muito nossos conterraneos.
Depois da candidatura, existe o processo de selecao, que inclui entrevista. Em alguns casos, eh preciso se submeter a uma prova escrita simples e de agilidade no caso do curso de computacao. No curso de helper, depois de aprovado, o candidato se submete ainda a exames de raio-X , pois no trato com os idosos, problemas de saude respiratorios e que possam ser transmitidos para os idosos impossibilita o estagio nos hospitais.
Os cursos tem duracao de 2, 3, 6 meses e ate um ano, dependendo. Cursos de japones tiveram duracao de 2 a 3 meses, no periodo da manha ou tarde. Curso de helper teve carga horaria integral, das 9 as 16:00 hrs e de computacao de 8:50 as 16:10 ( mas tem a limpeza diaria que leva em media 20 minutos, e que eh obrigatoria ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário